| ||
Eu nem sei falar ...(Sr. Dominique de la Maisonneuve)21/07/2010: Casa generalícia - Roma
Roma, 4ª feira, 21 de julho de 2010
Reflexão Bíblica Jer. 1, 1. 4-10
Bom dia Obrigada por me darem esta oportunidade de dividir com vocês nosso alimento de cada dia: a Palavra de Deus. Para mim um modo de dizer à Congregação que vocês representam o agradecimento que lhe devo por me ter deixado estudar em Jerusalém e estudar muito tempo. Reconheço com alegria que os judeus me anunciaram Jesus Cristo. Mas não é este meu assunto.
Gostaria simplesmente de refletir sobre a leitura do dia, a Igreja dosa nosso alimento na Liturgia.
Introdução: Hoje começamos um novo livro, o de Jeremias Mais que um começo, é um recomeço. Porque Deus não cessa de nos dizer as mesmas coisas Mas como somos surdos de ouvido e de coração Ele escolhe intérpretes diferentes E hoje é Jeremias, Um homem que tem família: sacerdotal Que vive em um lugar determinado> Anatot no território de Benjamim, Num contexto histórico delimitado: sob o rei Josias e seus filhos/ deportação da Babilônia.
Podemos aplicar isto à nossa situação hoje em Sion num momento preciso de nossa história, num lugar determinado, a Palavra de Deus nos é endereçada por tal ou por tal pessoa.
1ª Parte: A Deus que lhe anuncia a vocação: Eu te designei profas das nações, Jeremias responde: eu nem sei falar
Eu nem sei falar O que quer dizer? Se Jeremias responde é porque sabe falar!
Eu não sei falarpode ter vários sentidos: - uma ignorância real : eu não sei espanhol, eu não sei pilotar um avião... e muitas outras coisas ainda que não sabemos e com certeza nunca saberemos... mas não é disto que se trata pois, respondendo, Jeremias mostra que sabe falar.
Perguntemo-nos o que queremos dizer quando afirmamos Eu não sei... Às vezes isso traduz certa preguiça: eu não quero fazer o esforço de procurar responder
- muito freqüentemente: ‘* um medo: é a resposta daquele que é chamado como testemunha de um acidente, por exemplo, e tem medo das conseqüências se se compromete. Ele não tem absolutamente vontade de se envolver num processo. Eu não sei o libera de toda responsabilidade.
O eu não sei de Jeremias é visivelmente desta categoria pois Deus lhe diz: Não tenha medo Mas, de que Jeremias tem medo?
Este será o assunto da 2ª parte
O povo de Israel atravessa um período extremamente grave que vai resultar no exílio. O povo está muito afastado da Tora, . Ao anunciar O Deus uno e único, Jeremias propõe romper com os costumes, os modos de pensar de sua época e isto pode lhe custar caro!
Com efeito, Deus lhe disse: “dou-te hoje poder sobre as nações para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares.” Há aí uma ordem político religiosa...demolir 4 verbos para significar a dificuldade dessa demolição arrancar, demolir, arruinar e destruir. Isto não vai lhe conquistar amigos...(Jesus dirá mais tarde: Eu não vim trazer a paz sobre a terra...?) Condição necessária para construir uma nova ordem, para edificar (aqui eu gostaria de lembrar que, na Bíblia, muitas vezes o negativo precede o positivo: pegarei um exemplo simples, o salmo 1 que nos ensina a primeira bem aventurança: Feliz o homem... Este salmo começa pelo que não se deve fazer: pedir conselho aos ímpios, trilhar o caminho dos pecadores, assentar-se com os escarnecedores. E somente depois exprime a felicidade: meditar a Tora dia e noite.
Que é que aprendemos com isto? Para edificar de novo, é preciso demolir
Missão impossível? A palavra de Deus é eficaz: “coloquei minhas palavras nos teus lábios para... demolir.... e para edificar” Já está feito: eu coloquei e não: eu colocarei
3ªParte O que isto tem a ver conosco?
Em Sion somos chamadas a ser profetas das nações sobre um ponto muito particular; testemunhar a fidelidade do amor de Deus pelo povo judeu e... às promessas ...reveladas...para toda a humanidade E...quer dizer que a segunda parte da frase se subordina à primeira : como anunciar à humanidade que Deus é fiel a seu amor por todos os homens se não baseamos esta promessa sobre uma realidade.
Ora, este testemunho vai de encontro ao que o mundo pensa, de encontro ao comportamento das nações, sobretudo hoje de encontro muitas vezes ao que pensa a Igreja mesmo 40 anos depois de Vaticano II.. ( Deus outrora escolheu Israel ...isto não vale mais para hoje, vejam bem)
Que injúria fazemos a Deus!
Portanto, é para anunciar que Deus ama o povo judeu com um amor indefectível que a Congregação, cada uma de nós, portanto, foi estabelecida profeta das nações. O “risco” existe: com Jeremias somos consagradas para demolir, arrancar e destruir.. as idéias recebidas, a desinformação, o antissemitismo sempre prestes a ressurgir... Nossa vocação liga nossa causa, isto é estabelece uma ligação entre nós e o povo judeu: é normal então que participemos um pouco dos sofrimentos que o mundo – as nações –lhe inflijiram (P. Desbois) H á domínios nos quais não temos o direito de dizer: eu não sei...
esta história de amor entre Deus e seu povo história que, como todo amor humano,encerra momentos de ternura de tensão de ruptura até, amor indefectível de Deus que 248 vezes no Primeiro Testamento o chama “meu povo” mesmo quando Ele expressa sua cólera diante do pecado...: por exemplo, o bezerro de ouro : Eu vou exterminá-los (Ex. 32, 9)
b) Conhecer a Bíblia com o coração Faça do estudo da Torá sua ocupação principal(Avot 1, 15) Uma ocupação cotidiana – como a alimentação. Tuas Palavras, eu as devorarei (Jr. 15, 16) Porque a Torá é tão necessária ao ser humano como a água para o corpo Na raiz do verbo yada – saber, conhecer – há uma doçura, uma conotação de amor . O conhecimento leva ao amor...(Santo Agostinho) Conhecer Deus é a finalidade do homem! Outro nome do amor.. Estuda-se com o espírito mas também com o coração (cf. Oração de Salomão, citada na Missa de despedida de Rosalie)
Nós dizemos ter uma espiritualidade bíblica ? Rezar em Sion não deveria ser uma ruminação da Palavra de Deus? Eu coloco minhas palavras nos teus lábios
a vinda de Jesus só fez confirmar esta escolha.
Isto me parece fazer parte da formação indispensável de toda Irmã de Sion nem que seja em nível elementar.
3. Há um terceiro ponto mais delicado ao qual uma Irmã de Sion não pode dizer não sei. Quero falar do conhecimento o povo judeu que vive hoje É um dos aspectos do mistério do amor de Deus por Israel, da fidelidade deste amor a permanência do povo de Deus, apesar de todas as tentativas de solução final...desde o Egito.
Temos o dever de saber o que se relaciona com a sua história, a sua vida cotidiana que se faz uma com a vida de fé, a sua arte de viver, suas lutas, suas aspirações...É através desta história que podemos ler a fidelidade do amor de Deus.
Isto exige um estudo contínuo certo modo de utilizar a mídia, certo modo de exercer seu julgamento.
Aprender como dizer – como prestar contas deste amor de predileção de Deus pelo seu povo Muitas vezes, quase sempre, coragem - para demolir os preconceitos - entre os judeus - para com os judeus para denunciar, se a amizade o admite, fraternalmente, o que nos parece não ser de acordo com este amor de Deus, o que às vezes o trai. Estou consciente de falar, a partir da Europa, um continente que tem uma história de conflitos com os judeus (falo também um pouco de Jerusalém onde alguns judeus aceitam de nós, Irmãs de Sion, o que eles consideram como marca de amizade: com os amigos se pode, se deve ser verdadeiro...
Este último ponto é delicado nos países onde há pouco (não há) judeus, nas partes do mundo cuja história se fez sem o povo judeu, mais ainda nos países onde, hoje, o povo judeu é um inimigo político.
Conclusão: A – O drama do nosso mundo é que, na verdade, ele não sabe, não conhece Deus porque não conhece a Tora E porque ele não conhece aTora, ele não tem mais o sentido do mal (pecado) Nosso mundo não sabe...não sabe para onde vai Ensinar os outros a saber, a conhecer , lhe dar os meios de estudo Alfabetização, educação de toda sorte. Não se pode assumir toda a miséria do mundo, mas ao menos, somente, a parte que corresponde à nossa vocação – educação para o conhecimento da Tora: o Rabi Tarfon (2ª s de nossa era,) dizia: não te pedimos que faças todo o trabalho, mas que, ao menos, que te engajes... (Avot, 2) Neste domínio não temos o direito de não saber: não digas, sou apenas uma criança... eu não sou bastante inteligente, eu não sou uma intelectual... Diante de uma responsabilidade, Eu não sei é sinônimo de “fuga” O não conhecimento leva ao pecado: bezerro de ouro.
B – O estudo da Palavra de Deus nos transforma Modela em nós a imagem de Deus “conhecer Deus” De acordo com o salmo 73, 22 , não saber é se fazer como um animal qualquer...
Habitamos um mundo onde não se estuda mais, mas se consulta o computador... e isto não converte!
Em pos-conclusão, acrescentarei que em francês-belga eu não sei significa eu não posso Ex. eu não sei dormir no avião significa eu não posso dormir no avião Se nos acontecesse, por qualquer motivo que fosse, pensar : Eu não sei (amar o povo judeu) quer dizer eu não posso amá-lo... Deus, ainda aí nos diz: não deverás temer, não tenhas medo, Eu estou contigo, eu te ensinarei. Disto também, eu tenho experiência.
|
Home | Quem somos | O que fazemos | Recursos | Prêmios | Vem conosco | Notícias | Contato | Mapa do site
Copyright Irmãs de Nossa Senhora de Sion - Casa Geral, Roma - 2011