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Christology after the Shoah

19/09/2013: Polónia

Vinte e nove Irmãs, Irmãos e Amigos/Associados reuniram-se em Oswiecim, uma pequena cidade polonesa, que recebeu o nome de Auschwitz, quando ficou subjugada diretamente ao regime nazista, em 1940, na Alemanha. A cidade tão bonita, cercada de florestas, tornou-se lugar de horror para milhões de pessoas. 

O grupo veio de 18 países diferentes e trabalhou em quatro diferentes idiomas: Português, Espanhol, Francês e Inglês. Reunimo-nos na noite do sábado, dia 4 de maio, para iniciar, juntos, a nossa caminhada. Uma caminhada para dentro do coração da Teologia Cristã! Uma exploração da Cristologia, à luz do mal perpetrado em Auschwitz, um exame de como as nossas palavras sobre Jesus precisam ser mais humildes, porque o nosso passado triunfalista contribuiu para a criação de uma situação que tornou esse mal possível. 

Começamos por uma breve partilha da realidade de nossos países de origem a respeito das Relações J/C e a memória e estudo da Shoah. Na tarde do domingo, visitamos o campo de Auschwitz e Auschwitz II- Birkenau. Auschwitz foi um campo de concentração e, os primeiros prisioneiros foram enviados para lá, em 1939; eles eram prisioneiros políticos poloneses. Passamos por perto da estação de ferro, onde eles desembarcaram. Continuamos caminhando até a área da entrada e, depois, após encontrarmos o nosso maravilhoso guia, passamos sob as terríveis palavras: O Trabalho os tornará Livres. 

O campo permanece como foi há mais de 70 anos; Há muitas árvores crescendo lá, e nesta época do ano, essas árvores com sua cor verde-clara suavizam a dura realidade do campo de concentração. Alguns setores dos prédios estão sendo usados para exibir os relatos e contarem sua história. Uma exposição, muito chocante, é o quarto dos cabelos, cabelos de mulheres e homens tanto dos que estavam indo para a câmara de morte, ou de alguém já haviam morrido. Das muitas mulheres que se orgulhavam de seus cabelos, aqui, eles eram recolhidos para serem usados em almofadas de móveis, etc. Sentimo-nos muito próximas dessas mulheres, de seus medos, sua humilhação e de se sentirem manipuladas. Pudemos sentir, particularmente, o mal presente nesse lugar; O potencial para o mal em nós e em outros, a forma meticulosa do regime  nazista usar todos os recursos  recolhidos dos prisioneiros: seu trabalho, suas habilidades, seus bens, seus dentes de ouro e, até mesmo, seus cabelos. 

O nosso guia nos ajudou a entender a complexidade desse  lugar: uma prisão, tortura e morte para muitos prisioneiros políticos poloneses; um lugar de morte para os prisioneiros de guerra, russos; um lugar de trabalho para muitos Judeus deportados aqui, e depois, em 1942, um lugar para a solução final: o extermínio de Judeus. 

Fomos lembrados de que os nazistas planejaram exterminar todos os Judeus, Ciganos, portadores de necessidades especiais e homossexuais. Um guia polonês lembrou-nos que se os Nazistas tivessem sido bem sucedidos, posteriormente, seriam os poloneses a serem usados no trabalho pesado, e eles também seriam exterminados.  

Nesse contexto, decidimos examinar a nossa Cristologia! 

Didier Pollefeyt deu-nos três excelentes textos: Antropologia Cristã; Cristologia e Deus e o Mal. 

Visitamos Cracóvia, o setor judeu anterior a Guerra, e algumas belezas atuais.

Peter Admirand nos deu textos sobre Shoah no contexto de outras atrocidades massivas, Cristologia em relação às vítimas das atrocidades, diálogo Judaico-Cristão à luz da Cristologia após Shoah, e uma proposta de Teodicéia viável.  

Trabalhamos em grupo, de acordo com os interesses/ministérios e juntos, formulamos as nossas recomendações. 

Recomendações dos Participantes

 

I. Recomendação à Equipe de Liderança Congregacional das Irmãs e Religiosos de Sion.

Que as duas Congregações NDS organizem uma segunda Sessão de Cristologia, em 2015: 

a) Objetivo - Para: 

Facilitar um posterior desenvolvimento de articulação da Cristologia pós-Shoah, que é humilde, geradora de poder e aberta. 

Seja uma oportunidade das Congregações ouvirem, aprenderem, e divulgarem as suas descobertas. 

Seguir este objetivo dando continuidade ao trabalho feito na sessão de 2013.

b) Participantes:Irmãs NDS, Irmãos, Associados/Amigos de Sion e colaboradores.

c) “Resultados” propostos: 

As duas Congregações NDS partilharão com as comunidades e Associados/Amigos de Sion quaisquer recursos da sessão que possam ser colocados à disposição.

Alguns textos da sessão poderiam estar disponíveis para publicação, a fim de fomentar esta abordagem Cristológica em uma comunidade teológica maior.

Os palestrantes poderiam aparecer em videos, e essas apresentações poderiam ser enviadas a um grupo seleto de participantes, para sua reflexão e correspondência. 

Outros resultados podem ser determinados pelos organizadores da sessão. 

 

II. Recomendações aos Grupos de Comunidades 

A) Formação Permanente: Que todos os membros das duas Congregações NDS descubram formas de buscar sua própria formação permanente nas três áreas particularmente  importantes ao nosso carisma:

a.Estudo Bíblico e Interpretação: ao realizar o estudo Bíblico, fazendo uso dos recursos da tradição Judaica, e se possível, aprender, também, o Hebraico. Estudo semanal e partilha do Parashah  a ser recomendado às casas /comunidades locais.  

b.Um estudo especial dos textos relevantes à Cristologia usando as tradições Judaico-Cristãs ex: o Prólogo do Evangelho de João em relação ao Provérbios 8 e Sirac 24.

c. Cristologia: Grupos de irmãs/irmãos ou grupos de comunidades se engajem no estudo de Cristologia após Shoah através da  partilha de artigos e livros.

B) Liturgia: Que possamos dar especial atença o a  liturgia da Semana Santa, a  luz do nosso carisma e que, onde for possí vel, fazer uma colocaça o na celebraça o da Semana Santa, nos locais onde atuamos.  

 

III. Recomendações para a Equipe Internacional de Escolas 

As Escolas que trazem o nome de Sion são lugares privilegiados para a educação no Carisma de Sion, seja  para professores e jovens, assim como para suas famílias. 

A. Formação Permanente aos Professores: Desenvolver um grupo de trabalho para assegurar a continuidade da formação aos nossos professores, no Carisma de Sion.  À luz de um estudo do Shoah desejamos redescobrir a afirmação da vida e dos valores essenciais para sermos verdadeira e plenamente humanos. As seguintes recomendações concernentes a EDUCAÇÃO DE ADULTOS será, igualmente, relevante para a formação de professores. 

B. Recursos: Pesquisa de materiais usados em escolas para a educação religiosa e catequese, para assegurar que sejam fiéis às orientações do Nostra Aetate, acrescentando, a cada ano, novos recursos. Assegurar que os professores saibam  que esses materiais estão a disposição. 

Yom HaShoah é uma ocasião significativa para chamar a atenção ao significado do Shoah. A reflexão sobre o Shoah pode ajudar-nos a compreender a importância de  Jerusalém e Israel para o povo Judeu, hoje, e a centralidade de Jerusalém para o Carisma de Sion.  Encorajar o uso de várias formas de arte (música, poesia, teatro, pintura, etc.) no trabalho sobre estes temas. 

 IV. Recomendação aos que estão envolvidos na EDUCAÇÃO PARA ADULTOS / FORMAÇÃO:

A. Nossa própria formação permanente como Educadores de Adultos: Para aqueles engajados neste ministério apostólico, é essencial que se dê atenção à nossa própria formação permanente sobre os assuntos e questões relacionados ao nosso carisma na Educação de Adultos, hoje e, tanto quanto possível, assegurar a mesma para aqueles que trabalham conosco. Em cada situação local ou regional onde estamos, buscar os meios apropriados para desenvolver este compromisso com outros, cientes de que o futuro depende do ministério, que oferecemos hoje.

B. A importância do Contexto – Contemporâneo, Bíblico, Histórico, Teológico—na Educação de Adultos: O processo da educação de adultos deveria ser caracterizado pelo contexto de vida da pessoa e a experiência anterior. Da mesma forma, que busquemos infundir a compreensão sobre a importância de, por exemplo: (i) ler os textos bíblicos no seu contexto, (ii) apresentando Jesus dentro da experiência e cultura do seu povo, (iii) levando em consideração a influência da experiência da Igreja Primitiva nos escritos do Novo Testamento, (iv) situando as Cristologias primitivas nos contextos teológico e histórico dos primeiros quatro séculos da Igreja. Reconhecemos e buscamos responder às necessidades de um permanente trabalho criativo neste campo.

C) Desenvolvendo e partilhando recursos: Encorajar a partilha de recursos saudáveis entre as pessoas que estão trabalhando neste campo.  Nostra Aetate e subsequentes documentos da Igreja são recursos significativos. 

Participantes

1. Gisa Fonseca 
2. Joselia Oliveira de Maria 
3. Judite  Mayer
4. Maria Cecilia Tostes Malta           
5. Maria Cecilia Piccoli (Associate) 
6. Jose Maria Leite – Father of Sion 
7. Dina Estela Argueta 
8. Manuela Choc 
9. Donizete Ribeiro – Father of Sion
10. Anne-Christine (Robert) 
11. Dominique de La Maisonneuve 
12. Louise Marie Niesz 
13. Michele Debrouwer 
14. Therese Dominique (Faucheux) 
15. Bernadette Lynch 
16. Diane Willey 
17. Maureena Fritz 
18. Aracely Medina 
19. Darlene de Mong 
20. Ecaterina Bogdan 
21. Iuliana Neculai 
22. Audrey Gerwing  
23. Jocelyn Monette 
24. Margaret Shepherd 
25. Teresa Brittain 
26. Fr Mark Reynolds (Associate) 
27. Mary Reaburn 
28. Marge Zdunich 
29. Clare Jardine 

Resource people:

Speakers:  Professor Didier Pollefeyt, University of Leuven, Belgium.
Dr Peter Admirand, University of Dublin, Republic of Ireland 

Translators: Filipa Costa – English to Portuguese
Claudette Lemyre – English to French
Helena Sancho Idoate – English to Spanish 
Auschwitz, Poland

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