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A AQUA JORRA DOA ROCHA (Sr. Pilar Pina)

28/07/2010: Casa generalícia - Roma

Se, há dez anos me tivessem dito que um dia eu estaria interessada em Lourdes, eu

não teria acreditado.

 

Foi pouco a pouco que fui entrando no que aconteceu em Lourdes, particularmente as

conotações bíblicas de sua mensagem e também por coincidências litúrgicas no momento

 das aparições.

 

Hoje, eu escolho dois símbolos bíblicos que me falem especialmente: a água e a rocha.

 

Eu teria podido escolher outros como a luz ou o vento e, sobretudo, se eu tivesse tido

o tempo necessário, eu teria procurado o que a tradição judaica diz a respeito do rochedo e da água.

 

Vou me limitar a dizer o que aconteceu durante a nona aparição, para ver em seguida que:

 

A água cura

A água brota da rocha

A água simboliza o Espírito

A água é água viva

 

Nona aparição

 

Era o dia 25 de fevereiro de 1858

 

Era quaresma e a metade da quinzena em que Maria tinha pedido a Bernadete:

 

“Faça-me  o favor de vir aqui durante quinze dias”

 

Na véspera , “Aquero” ( diz no dialeto de Lourdes) fala de arrependimento e diz a Bernadete

para rezar pelos pecadores

 

Neste 25 de fevereiro, Bernadete começa a fazer gestos incompreensíveis, vai a Gave

( riacho, no dialeto de Bernadete), volta á gruta e começa a escavar a terra com as mãos.

 

Experimenta beber do barro que surge do buraco e o passa no rosto que fica sujo.

 Ninguém compreende estes gestos e ela é interpretada como uma imbecil.

 

Mais tarde, interrogada por que tinha feito aquilo, ela respondeu tranqüilamente: “Aquero”

 me disse: “Tu irás beber da fonte e te lavar” e acrescenta “pelos pecadores”.

 

A água-barro saída do buraco feito por Bernadete, vai ficar clara. Era um pouco de água no

 princípio, mas se torna cada vez mais abundante. A lama  que se torna  cada vez mais pura

é símbolo maravilhoso da conversão do pecado.

 

No dia 1º de março aconteceu a inexplicável primeira cura reconhecida pela Igreja:

o braço de Catherine Latapie, do vilarejo de Lubajac, ficou curado.

 

A água de Lourdes é uma água que cura, cura doenças, mas, sobretudo, cura o coração.

Pessoalmente eu acho que ” o grande milagre de Lourdes é a ternura.”

 

Quando se caminha no santuário, , é impressionante ver os gestos de afeto para com os

doentes, os pobres e os pequenos.

 

A água que cura

 

Na Bíblia, como na vida comum, a água é fonte de vida e de purificação.

 

Na visão de Ezequiel, 47, a água que saía do templo tinha as seguintes características:

 

Ez. 47, 1: “eis que águas jorravam de sob o limiar do edifício, em direção ao oriente ( porque a

 fachada do templo olhava para o oriente)...” “Esta água escorria por baixo, do lado direito

do templo”

 

Ez. 47, 8b – 9: “ elas se lançarão no mar de modo que se tornem mais saudáveis. Em toda

parte onde chegar a corrente, todo animal que se move na água poderá viver e

haverá aí grande quantidade de peixes.

 

Ez. 47, 12: Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas

 de toda espécie e sua folhagem não murchará e não cessarão jamais de dar frutos. Todos

os meses frutos novos, porque estas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis

 e suas folhas servirão de remédio”

 

Em Isaías Deuspede ao povo que se lave e se purifique.

 

Is. 1, 16: “ Lavai-vos, purificai-vos. Tirai vossas más ações de diante de meus olhos »

 

Para os doentes de lepra, vemos no Levítico:

 

Lev. 14, 9b: “ lavará suas vestes, banhará o corpo na água  e será puro”

 

E no salmo 51:

 

Sl 51,4: “Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me do meu pecado”.

 

Em Zacarias encontramos:

 

Zc. 13, 1: “naquele dia jorrará uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de

 Jerusalém, que apagará os seus pecados e as suas impurezas “

 

A água que purifica, é Deus que no-la dá.

 

Zc. 36, 25: “Derramarei sobre vós águas puras que vos purificarão de todas as vossas

 imundícies  e de todas as vossas abominações”...

 

 

 

A água sai do rochedo

 

Escavando o rochedo de Massabielle, Bernadete encontra a fonte de água

 

 

No livro do Êxodo, Deus diz a Moisés:

 

Ex. 17, 6:  “ Ferirás o rochedo e a água jorrará dele: assim o povo poderá beber”.

 Na Bíblia muita vezes Deus é comparado a uma rocha

 

Sl 95, 1: “Vinde, manifestemos nossa alegria ao Senhor, aclamemos o rochedo da nossa salvação”.

 

Sl 144, 1:  Bendito seja o Senhor, meu rochedo”

 

Deus é rochedo e refúgio

 

2Sm 22, 3: “ Meu Deus é minha rocha, onde encontro meu refúgio”

 

Sl 18, 3: “Meu Deus é minha rocha, onde encontro meu refúgio, meu escudo...”

 

Ele é o único rochedo

 

Sl 18, 32: “ Quem é Deus, senão o Senhor? Quem é o rochedo, senão o nosso Deus?”

 

Deus mesmo se chama de rochedo.

 

Is 44, 8b: existe outro Deus a não ser Eu? Haverá outro rochedo além de mim?’

 

Eu não conheço. 

 

Moisés se diz no seu cântico, antes de morrer:

 

Dt 32, 4: “Ele é o rochedo, perfeita é sua obra”

 

O episódio da água tirada da rocha marcou tanto a história de Israel que é citado muitas vezes

na Bíblia

 

Em Números conta-se de novo a história:

 

Nm. 20, 11: “Moisés levantou a mão e feriu o rochedo com a vara duas vezes; as águas

jorraram em abundância , de sorte que bebeu o povo e os animais.”

 

É também mencionado nos salmos, nos profetas e nos livros sapienciais.

 

Sl 78, 15-16: “rochedos foram fendidos por ele no deserto, com torrentes de água os

dessedentara. Da pedra fizera jorrar regatos, e manar água como rios.”

 

Is. 48, 21:” Não há sede para eles no deserto para onde os leva porque faz brotar para eles

 água de um rochedo, fende as rochas para que as águas jorrem.”

 

Sb 11, 4:”Tiveram sede e clamaram a vós: do rochedo abrupto água lhes foi dada, e da

pedra seca estancaram sua sede.”

 

Paulo fala sobre isto, dizendo-nos que Cristo também é o rochedo.

 

1Cor. 10, 4: “ todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra

espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo)”

 

Jesus nos diz, no decorrer da festa dos Tabernáculos que a água brota dEle mesmo:

 

“No último dia, que é o dia principal da festa, Jesus estava de pé e clamava: se alguém

 tiver sede, venha a mim e beba. Como diz a Escritura, do seu interior manarão rios de água viva”.

 

A água simboliza o Espírito

 

Na Bíblia a água é um símbolo do Espírito. Isaías diz:

 

 

Is. 44,3: “derramarei água sobre o solo sequioso, fá-la-hei correr sobre a terra árida,

derramarei meu Espírito sobre a tua posteridade e minha bênção sobre os teus rebentos”.

 

A água é um símbolo do Espírito de Deus, capaz de transformar o deserto em jardim florido.

 

Já vimos que o rochedo é também o Cristo  e é igualmente de seu lado aberto que jorra água.

 

Jô. 19, 34: “ um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e imediatamente saiu sangue e água.”

 

( Na liturgia de Bernadete este texto era lido na 2ª sexta-feira do mês da quaresma. Em 1858,

 foi o dia que seguiu a descoberta da fonte)

 

Jo.7, 38, 39ª: Como diz a Escritura,  do seu interior manarão rios de água viva. . Dizia isto

 referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nEle.”.

 

Na carta aos Romanos, Paulo nos diz que é o Espírito que derrama o amor de Deus em nossos

 corações

 

Ro. 5, 5:O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”

 

É pelo dom de seu Espírito – que  nos dá o amor – que Deus nos concede andar em  seus caminhos

 

Ez. 36, 27:  “Dentro de vós meterei meu Espírito, fazendo que obedeçais às minhas leis 

 e observeis os meus preceitos.”

 

A água é água viva.

 

No mesmo dia em que na Missa se lia o texto do “golpe da lança no lado...” no ofício se lia:

 

Zac. 14, 8:” Naquele dia jorrará água corrente de Jerusalém ...: jorrará tanto no verão como

no inverno”.

 

Na história da Samaritana, Jesus diz à mulher:

 

Jô. 4, 10: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz: dá-me de beber, certamente lhe

pedirias tu mesma  e Ele te daria uma água viva”.

 

Na Jerusalém celeste do Apocalipse, o que está sentado no trono diz:

 

Ap. 21, 6: ...”a quem tem sede, eu darei gratuitamente a beber da fonte da água viva”.

Esta água nos é dada gratuitamente, sem nenhum merecimento de nossa parte.

Esta água jorrou do trono de Deus e do Cordeiro

 

Ap. 22, 1:” Mostrou-me então o anjo um rio de água viva resplandecente como cristal de

 rocha, saindo do trono de Deus e do Cordeiro”.

 

Is. 58, 11:  “Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis”.

 

Se Deus está conosco nos transformaremos num jardim que tem em si mesmo a fonte que o

 faz viver

 

Esta água que nos é dada gratuitamente e que nos transforma em fonte, é o próprio Jesus

que no-la dá:

 

Jô. 4, 14: “...a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água que jorrará até a vida eterna”.

 

Conclusão.

imos como desta rocha que é Deus,  que é Cristo, jorra a água viva que nos purifica ,

nos anima, nos cura, nos faz dar frutos.

 

Esta que sai do trono de Deus e do lado aberto do Crucificado  - e que nos é dada

gratuitamente – é o Espírito Santo, poder criador e re-criador de Deus que nos faz viver de

acordo com sua vontade.

 

O simbolismo da água adquire todo o seu significado no Batismo em que recebemos

 a plenitude da vida de Deus, o Espírito de Deus.

 

Tornando-nos fonte, podemos comunicar esta vida aos outros, sendo canal do que recebemos.

 

Assim como para Inácio de Antioquia, a água que nos faz filhos e filhas de Deus murmura

em nossos corações:

 

“Vem para o Pai”

 

 

 

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